IRAQUARA - CHAPADA DIAMANTINA - BAHIA

Localização

Distância de Salvador 346 km

Iraquara situa-se na região da Chapada Diamantina, porção centro-norte do estado da Bahia. Faz limite com os municípios Seabra, Lençóis, Palmeiras, Mulungu do Morro e Souto Soares. Localiza-se a uma Altitude de 700m, Latitude de 12°15’0?, e Longitude de 41º37’0?. Está situada a 469 Km de distância da capital. É bastante visitada por possuir grutas como Pratinha, Lapa Doce, Torrinha, Gruta Azul, Gruta da Fumaça, dentre outras.
População

Total: 22.607
História

O município possui um ambiente natural, arquitetônico, histórico e cultural singular, mas destaca-se principalmente pelo seu Patrimônio Natural. A Cidade possui o maior acervo espeleológico da América Latina, que deu o título à localidade de Cidade das Grutas. O município possui diversos atrativos naturais, ideais para a prática do ecoturismo. Todos os anos milhares de pessoas visitam a Chapada Diamantina em busca do que há de melhor em se tratando de esporte e lazer junto a natureza.

A história de Iraquara começa há mais de 12 mil anos quando, por este sitio passaram muitos povos pré-históricos, nômades das mais variadas regiões, hoje conhecidas como Goiás, Pernambuco, Além São Francisco, Minas Gerais e outras tantas. Deixaram aqui a marca de suas presenças através de pinturas rupestres, fósseis e registros arqueológicos encontrados nas grutas e abrigos abundantes, originados pela formação calcária do subsolo. Os colonizadores começaram a chegar à região na metade do século XIX, atraídos pelo diamante da região, formando garimpos que deram origem a muitos povoados.

A exploração do ouro e do diamante fez surgir uma estrada que cortava a Chapada Diamantina no sentido norte/sul ligando Jacobina a Rio de Contas e passando pelos municípios de Iraquara e Seabra. Ela é conhecida como Estrada Real.

A descoberta de diamantes nestas paragens fez desenvolver estes povoados que hoje conservam a ambiência colonial, os costumes e hábitos de uma gente hospitaleira e amiga.

A descoberta de um poço com água abundante no leito do Riacho Água de Rega, por um tropeiro chamado Manoel Félix fez surgir um povoado, que posteriormente tornou-se a cidade de Iraquara.

fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?uf=ba

DADOS MUNICIPAIS


População 2010: 22.601 habitantes

Área da unidade territorial (Km²) 1.029,375

Densidade demográfica (hab/Km²) 21,96

Gentílico: iraquarense

FONTE: www.ibge.com.br